Empreendedorismo Irlandês e Português - o caso da Limetree


Por: Daniel Araújo Há 5 anos, 1 mês atrás

A Limetree tem-se afirmado nos últimos meses como um dos projectos mais sólidos do empreendedorismo nacional. Uma ideia clara, um nicho de mercado definido e um produto bem conseguido.

Depois de o produto ter atingido alguma maturidade no desenvolvimento, a Limetree procura agora afinar a experiência actual para aumentar a utilização do produto. Quanto ao dinheiro que ganharam na Ryan Academy, este será canalizado para a distribuição da plataforma. Em conjunto com os nossos investidores e mentores, definiram que a monetização dos clientes atuais seria o objectivo para este ano, ao invés do aumento de utilizadores.

Em termos de mercados, a Limetree foca-se no mercado que fala Português e Inglês. Ainda em 2013, pretendem lançar também a versão espanhola.

 

O Empreendedorismo em Portugal e na Irlanda

Na procura de aceleradoras pela Europa, ouviram falar da Ryan Academy, do seu espírito empreendedor e rede de mentores - perceberam que se adaptava ao que procuravam e decidiram candidatar-se. Foram aceites.

Recentemente, foram uma das 7 empresas escolhidas pelo programa Propeller Venture Accelerator da Ryan Academy para desenvolver o projecto em Dublin durante quatro meses.

O co-fundador do projecto, Pedro Veloso, afirma que movimento das startups em Dublin é forte e possui investidores dispostos a apoiar projetos com potencial global.

Sobre Portugal, considera que “tem pessoas e ideias, falta experiência e os casos de sucesso. A ideia de Portugal ser pequeno não faz sentido, dado que a Irlanda é metade de Portugal e fez o que fez. A questão é que Portugal está mesmo numa fase inicial. Não falta dinheiro - falta track record  de investimento.”

Ainda assim, não pretendem deixar Portugal.

Podem seguir a Limetr.ee no Facebook ou ver os seus detalhes na NovaWeb.

 

De parte da NovaWeb, queremos agradecer ao Pedro Veloso pela disponibilidade para falar sobre o projeto e sobre as diferenças do ecossistema empreendedor irlandês e Português. Esperamos que a Limetr.ee seja o caso de sucesso que tanto precisamos!


Comentários