Quais as "50 Hottest Startups" em Portugal?


Por: Daniel Araújo Há 3 anos, 6 meses atrás

ACTUALIZAÇÃO: Estamos agora a eleger as 50 Hottest Startups de 2014! Podes ficar a par de tudo em novaweb.pt/50

  

Nos últimos anos, o panorama Português relacionado com o Empreendedorismo mudou drasticamente. O número de eventos relacionado com o tema explodiu, a projeção interacional das startups Portuguesas aumentou, e o tópico é referido quase diariamente nos meios de comunicação generalistas. Os projectos têm sido cada vez mais consistentes, e, comparando com outros países europeus que se querem distinguir neste meio, muito mais globais.

Em 2013, a Beta-i marca mais uma etapa importante para o nosso ecossistema, ao organizar um evento da dimensão do Explorers Festival, com uma dinâmica internacional fortíssima, e que promete ser um enorme sucesso.

A NovaWeb, criada há um ano atrás, começou a retratar e dar a conhecer várias destas startups, e decidimos agora criar a segunda versão do “50 Hottest Startups in Portugal”, no ano passado criado pela NESTA em colaboração com a Beta-i.

Os vencedores serão anunciados no Explorers Festival em Lisboa, no dia 1 de Novembro. Podes consultar o site que criámos para a iniciativa - startups.pt.

 

Para fazer este ranking, a nossa equipa basear-se-á em quatro fatores fundamentais:

Factor Disruptivo - Uma startup, por definição, criou um solução para um problema de forma inovadora e que não existia no mercado, muitas vezes baseados numa nova abordagem tecnológica. Neste primeiro ponto queremos avaliar se a Startup criou uma solução única no mercado, difícil de replicar mas fácil de utilizar.

Impacto Global - Neste ponto queremos verificar se a Startup, mesmo que opere num nicho, se está a tentar encontrar uma solução para um problema global e não apenas Português.

Estratégia de Comunicação e Media Buzz - Dado o número de projectos que são criados diariamente por todo o mundo, um dos maiores riscos que as Startups correm é de passarem despercebidas ao seu público-alvo. Por isso, ter uma estratégia de comunicação é fundamental e um factor claro de sucesso.

Potencial de Investimento - Por último, queremos avaliar o desenvolvimento do modelo de negócio de cada startup, se já está implementado, e, desta forma, se tem um maior potencial de ser alvo de investimento.

 

Os bilhetes para o Explorers Festival ainda se encontram à venda, e poderão ser adquiridos aqui.

 

O que vos parece? Que Startups deverão ficar na lista sem dúvida alguma?


Comentários