Startup da Semana - IS2You


Por: Daniel Araújo Há 4 anos, 6 meses atrás

A IS2you - Intelligent Systems é uma empresa de base tecnológica que se encontra sediada na Covilhã. Fundada em 2012 por Luis de Matos, a empresa tem crescido com uma equipa multidisciplinar de jovens apostados em vencer. Formada por engenheiros informáticos, gestores e especialistas da área da comunicação, design e marketing, a jovem empresa desenvolve soluções a pensar na sociedade e nos problemas dos cidadãos, seguindo uma lógica que procura unir o conhecimento tecnológico e a responsabilidade civil, na construção de um caminho comum rumo à integração e melhoria da qualidade de vida.

O projecto wi-GO é uma das principais apostas da IS2you, sendo que foi a partir deste que a empresa se formou. O wi-GO é um dispositivo autónomo, projectado para seguir uma pessoa específica com deficiência ou mobilidade reduzida, permitindo o transporte de objectos de forma independente, dinâmica e segura, evitando obstáculos e outros perigos. O wi-GO beneficia da mais avançada tecnologia de reconhecimento em profundidade, através do sensor Kinect da Microsoft, que dota o dispositivo de capacidade para seguir a pessoa certa, bem como reconhecer o ambiente envolvente.

Na sua primeira versão, o wi-GO foi projectado enquanto carro de compras, composto de motores, sensores, uma unidade de processamento e uma interface para o utilizador, dotando o dispositivo de várias funcionalidades, tais como o pagamento automático, a publicidade a produtos ou serviços, entre outros. O wi-GO pode ainda ser adaptado a outros cenários, tais como aeroportos, hospitais, estações, lojas e demais indústria.

O produto encontra-se neste momento na fase final de desenvolvimento e em breve vai entrar num período de testes piloto em ambiente real, que permitirá obter o feedback necessário à sua conclusão e consequente lançamento no mercado. Os contactos estabelecidos até ao momento, com um dos principais players do sector do retalho em Portugal, são bastante positivos e permitem encarar o futuro com optimismo. Nesse sentido, em 2014 a presença do wi-GO em algumas superficies comerciais portuguesas será uma realidade.

A estratégia da IS2You

No que diz respeito ao modelo de negócio, este assenta numa estratégia B2B, uma vez que as superfícies comerciais são aqui o público-alvo. O produto será vendido a estas entidades, que passam assim a dispor de um dispositivo que lhes permite distinguirem-se das restantes, garantindo a satisfação de todos os seus clientes. Pensando apenas no número de superficies comerciais que existem em Portugal e na possibilidade de cada uma adquirir pelo menos uma unidade, o potencial de mercado é muito grande.

Para além disso a abordagem ao mercado internacional também já faz parte da estratégia definida para os próximos dois anos, nomeadamente com a entrada em Espanha, França e Alemanha. Neste processo de internacionalização a IS2you estima atingir os 8 milhões de euros de volume de negócio em quatro anos. Estes números poderão atingir os 18 milhões de euros se forem considerados os mercados dos EUA, Itália, Reino Unido e Países Baixos, que poderão representar cerca de 95% da faturação global estimada.

Outros produtos

Para além do wi-GO a IS2you conta ainda com projectos como o ISiMUV, um sistema automático e intuitivo, capaz de assistir tanto o paciente quanto o fisioterapeuta, ao longo do processo de recuperação. A empresa desenvolveu também várias aplicações que permitem a descoberta de destinos e monumentos, de forma interactiva e personalizada.

As soluções que a IS2you desenvolve têm sido reconhecidas nacional e internacionalmente, sendo vários os prémios já conquistados, nomeadamente pelo projecto wi-GO. Entre as principais distinções destacam-se o primeiro lugar no Imagine CUP Portugal 2012, promovido pela Microsoft, que permitiu à empresa representar Portugal na final mundial em Sidney, no mesmo ano, onde alcançou o terceiro lugar no Imagine Cup International 2012, entre mais de 170 startups em competição.

A IS2you venceu também o StarmeUP - Prémio Nacional de Empreendedorismo, promovido pela Nova Entrepreneurship Society, que permitirá a deslocação da empresa aos Estados Unidos em 2014, onde terá a oportunidade de reunir com os principais players dos sectores de actuação. Já este ano, a empresa conquistou os Prémios Nacional e Internacional da Fundação Altran para a Inovação.

Conselhos para os que querem criar uma startup

Porque consideramos que o conhecimento e o desenvolvimento de novas ideias e novas empresas pode mudar o mundo, o melhor conselho que podemos deixar para quem está a começar é que não desistam. O caminho pode ser longo, mas se acreditarem, se formarem uma equipa multidisciplinar, se estudarem e analisarem o mercado, vão conseguir encontrar o vosso espaço e promover a vossa ideia. Acreditamos também que é fundamental que os projectos sejam testados e avaliados rigorosamente antes de se avançar para a criação de uma startup.

A participação em concursos é uma boa forma de perceber a viabilidade das ideias, de que forma estas se configuram verdadeiramente como soluções inovadoras e em que medida respondem às necessidades da sociedade.

Na IS2you acreditamos que somos capazes de mudar o mundo e por isso a mensagem que podemos deixar aos novos empreendedores é que acreditem também que são capazes de o fazer.


Obrigado à IS2You e parabéns pelo sucesso!


Comentários