Startup da Semana - Lapa


Por: Daniel Araújo Há 4 anos, 6 meses atrás

O que é a Lapa? Quem são os fundadores e qual a sua história?

Os fundadores da Lapa são 4 amigos que se juntaram para resolver um problema do dia-a-dia, ajudar a encontrar aquilo que perdemos todos os dias com a ajuda de toda a nossa rede de contactos. Sofredores deste mesmo mal, quisemos criar uma solução que resolve-se eficazmente o problema utilizando as novas tecnologias.

Começamos pela ideia de base de podermos usar o nosso telemóvel para dar um toque aos nossos objectos e rapidamente evoluiu para uma rede social de perdidos e achados.

Os quatro amigos detêm experiência nas principais áreas que fazem a Lapa: o especialista em Hardware João Lobato Oliveira (Doutorado em Engenharia Informática), o programador de Software Luís Certo (estudante de Doutoramento em Engenharia Informática), a designer gráfica Cassandra Carvas (Mestre em Arquitetura), e o designer de produto Miguel Gomes (Mestre em Arquitetura).  

 

Como chegaram à ideia para fundar a vossa Start-up?

Queríamos criar algo que envolvesse tecnologia e design e que resolvesse um problema comum a toda a gente. A Lapa satisfaz essas condições na perfeição e rapidamente percebemos o forte potencial de negócio em torno deste produto que levou à constituição da Lapa Studio e consequente criação de uma campanha de crowdfunding para angariar o investimento necessário para promover e avançar com a produção em massa do nosso produto.

 

O que vos diferencia?

A Lapa é a primeira rede verdadeiramente social de perdidos e achados baseada num periférico Bluetooth e aplicação móvel. Através da integração das redes sociais, a Lapa permite-lhe pedir ajuda de forma simples às centenas de contatos de confiança que tenha no Facebook ou e-mail, mesmo que ainda não sejam utilizadores da Lapa App.

Para além disto somos os primeiros a oferecer uma solução abrangente que contempla os mais diferentes cenários de utilização para que seja possível potenciar as hipóteses de recuperar o seu objeto, animal ou criança perdida, e oferecendo um dispositivo que pode ser controlado através de diferentes plataformas e sem encargos extra.

 

Qual o vosso Modelo de Negócio? E qual o vosso potencial de mercado?

O nosso modelo de negócio atual reside na venda de dispositivos Lapa ao consumidor final (a Lapa App, para iOS e Android, é gratuita), quer online para todo o Mundo quer através de distribuidores e revendedores em todo o Mundo. Tencionamos no entanto a curto/médio prazo estender a Lapa a modelos de negócio B2B através da sua integração a produtos de nicho ou em serviços ao público.

 

Qual é o estado actual do projecto? (Procuram beta-testers, ainda em desenvolvimento, etc)

Atualmente estamos a optimizar o Hardware do dispositivo e a aplicação móvel para iOS e Android. Tencionamos avançar com beta-testing no início de 2014, comercializando a Lapa no mercado a partir de Fevereiro 2014.

  

Como se vêm daqui a 1 ano?

Daqui a 1 ano tencionamos estar bem instalados no mercado internacional e ter condições para criar outro tipo de produtos e serviços baseados na tecnologia de base da Lapa.

 

Têm algum conselho para os que estão agora a começar a pensar abrir uma Start-up?

Que nunca desistam e que acreditem que o que se faz em Portugal está pelo menos ao nível daquilo que se pratica noutros países.

Que explorem bem todas as oportunidades atuais de financiamento, que são diversas, e que não se intimidam com a vossa concorrência.

 

Tem tido sucesso com a vossa campanha de Crowdfunding? Qual o vosso objectivo com esta campanha: angariar fundos necessários ou aumentar o conhecimento do vosso produto?

Conseguimos atingir o nosso objetivo inicial de $75k em dois meses de campanha e estamos agora a correr uma segunda campanha onde perfizemos já mais de $12k em 12 dias.

O objetivo de ambas as campanhas está em angariar os fundos necessários para avançar com a produção em massa do nosso produto e promover a Lapa a nível Mundial.

 

Mais informações sobre a Lapa:

Site: http://lapa-app.com

Campanha de crowdfunding IndieGoGo: http://igg.me/at/lapa

Facebook: https://www.facebook.com/lapaapp

Twitter: https://twitter.com/lapa_app


Comentários