Startup da Semana - Wave.cat


Por: Daniel Araújo Há 4 anos, 6 meses atrás

Esta semana temos uma startup ligada à música, onde podes criar as tuas playlists criadas a partir do YouTube e SoundCloud. A interface é muito original e aconselho-vos vivamente a experimentar! Falamos da wave.cat. Aqui fica a entrevista com a equipa.

1 - O que é a Wavecat?

O história do wave.cat começa com Pedro Esperança, que sentia a falta de estar a trabalhar com música de forma contínua (como muitos de nós). No entanto quer usasse plataformas como youtube ou spotify, sentia que havia uma falta de diversidade de musical, e que os anúncios era um factor constante. Por isso pediu a um amigo para fazer uma selecção de música por ele. (a primeira lista foi owavecat.wave.cat (originalmente apenas wave.cat). O Pedro queria que toda a gente pudesse ouvir música por isso meteu a playlist em formato de website. Tendo em conta o sucesso, do website, surgiu ideia de que qualquer um pudesse criar uma playlist e partilhá-la. Isso foi possível quando se integrou o Soundcloud e o Youtube, de forma que apenas ao copiar o link da música se fosse acrescentando

Neste momento a equipa conta com Pedro Esperança, que é o programador, Hugo Crispim e Rui Vilela que tratam de toda a parte de comunicação e divulgação do wave.cat.  

2 - O que vos diferencia?

A nível de como ouvimos música é uma experiência totalmente diferente. O wave.cat é muito orientado para pessoas, ao contrário de outras plataformas, que têm algoritmos que analisa as músicas que tu gostas e calcula o que ouves a seguir. No wave.cat são as pessoas que fazem as playlists e aconselham o que ouvir a seguir. Permite ouvir mais música, e mais diversificada.  

Outro factor, é que o wave.cat  é diversificado a nível musical em comparação com outras plataformas, porque reúne tanto música mais comercial, e outras editoras discográficas (através do Youtube) mas também novas tendências (através do Soundcloud). Isto permite a criação de playlists diversificadas.

O facto de cada pessoa ficar com um link simples e próprio da sua playlist faz com que a partilha seja mais simples e pessoal, e sim o wave.cat é uma playlist pessoal, é totalmente editável (layout, nome da música, ordem da música).   

3 - Qual o vosso Modelo de Negócio? E qual o vosso potencial de mercado?

Neste momento estamos numa fase de crescimento, queremos criar primeiro a comunidade de pessoas que fazem playlists e  que partilha as mesmas. Queremos chegar a mais pessoas. Depois mais tarde o wave.cat poderá ser algo muito diferente, queremos fazer parte da comunidade musical e queremos contribuir para a mesma. Não será surpreendente se daqui a uns tempos o wave.cat, organizar eventos ou festivais de música.

wave.cat está feito para qualquer pessoa que goste de ouvir e partilhar música (o que inclui toda a gente).

Mas para além disso, queremos envolver os artistas  nesta comunidade para criar as suas playlists, sendo uma boa forma para os seus fans os conhecerem melhor.

4 - Qual é o estado actual do projecto? (Procuram beta-testers, ainda em desenvolvimento, etc)

Uma plataforma destas tem que estar sempre em desenvolvimento, há sempre novas funcionalidade que podem ser acrescentadas e melhorar a experiência do utilizador. No entanto consideramos que o wave.cat está numa fase em que já é uma plataforma bastante potente, está simples e fácil de usar.

A nível do mobile é que estamos a dar os primeiros passos, queremos meter o wave.cat operacional para Android e IOS.  

5 - Como se veêm daqui a 1 ano?

Daqui a um ano acreditamos ter cerca de 5000 utilizadores diários a utilizar o wave.cat.

A equipa vai crescer e vamos estar envolvidos em mais projectos mas sempre relacionados com música.

6 - Têm algum conselho para os que estão agora a começar a pensar abrir uma Start-up?

Não penses em começar, começa!


Comentários