Tecnologia para motivar equipas.. em Portugal!


Por: Daniel Araújo Há 3 anos, 4 meses atrás

Esta semana temos um artigo sobre motivação em equipas escrito por um convidado,  o Rui Gouveia, da agência digital ComOn. A agência percebeu que este tema se está a tornar fundamental nos dias de hoje, e decidiu meter mãos à obra e criar um produto que que possa contribuir para motivar as equipas.

Fica então a sua ideia de como a tecnologia pode ajudar a motivar  e o convite para testar o Tap My Back. Obrigado Rui!

Equipas mais felizes

Um estudo publicado na Harvard Business Review constata que colaboradores motivados são 31% mais produtivos, geram 37% mais vendas e são 300% mais criativos do que colaboradores desmotivados.

O mesmo estudo revela que cerca de 70% dos líderes de empresas ou equipas de trabalho têm uma clara noção dos benefícios de ter os colaboradores envolvidos (engaged) e que o reconhecimento do desempenho individual é um fator crítico para esse envolvimento.

O mais curioso é que apesar da importância percebida do engagement e recognition no local de trabalho, apenas 24% dos líderes assume que têm as suas equipas altamente envolvidas e motivadas.

Portanto, no que toca a ter colaboradores motivados, é notório o gap entre o que é desejado e a situação atual.

Numa altura em que reter os melhores talentos se assume como fundamental numa estratégia de crescimento sustentável, saber motivar essas pessoas é crucial.


O que nos Motiva?


As teorias são muitas. Em tempos tendia-se a crer que era tudo uma questão de euros. Hoje, sabe-se que esse «reward» não é suficiente.

As pessoas procuram colocar um significado maior no seu trabalho. O trabalho deixou de ser apenas “mais um trabalho”, para ser algo que queremos agarrar com orgulho. Precisam de sentir que o que fazem tem um impacto real, que é um trabalho com significado e visível.

E precisam de feedback. Não o feedback dado uma vez por ano na avaliação anual pelo seu superior hierárquico. Precisam de feedback em tempo-real e de todos aqueles com quem interagem.

Isto é especialmente verdade na geração «Millennial», que são nativos no conceito de partilha social, de interações em tempo-real, de reconhecimento sob a forma de Likes e dos videojogos.

A formalidade de uma organização tradicional não se ajusta às motivações intrínsecas desta geração.

Videojogos?

Sendo assim, não é de admirar que nos últimos anos se tenham feito esforços para criar programas ou implementar prémios que visassem aumentar a motivação no trabalho.

Uma das tendências mais fortes dos últimos tempos dá-se pelo nome de gamification.

Gamification é a aplicação de técnicas e de mecânicas utilizadas em videojogos à realidade profissional.

E porque é que este conceito resulta?

Porque ela é, de certo modo, o melhor de dois mundos. Junta diversão, interação e objetivos.Ou seja, os colaboradores são levados a cumprir objetivos sem que assumam esses desafios como algo maçador.

There’s an app for that

Existem novas ferramentas que pretendem ajudar a cumprir este desafio de manter as equipas e colaboradores motivados, ao mesmo tempo que fornecem informações concretas a cada individuo de uma equipa e ao seu líder, nomeadamente quais os pontos de melhoria e como chegar até lá, ou seja, como «passar de nível».

Uma dessas ferramentas chama-se Tap My Back e foi desenvolvida em Portugal pelo comOn Labs, uma unidade «irmã» da agência de marketing digital comOn..

A aplicação, que está disponível para iOs, Android ou extensão do Chrome, possibilita a qualquer membro de um equipa reconhecer, de forma visível para os restantes membros, o bom desempenho ou acções relevantes de outros colegas. Esta dinâmica ajuda as equipas a melhorar o seu desempenho, estimulando a repetição de acções que tiveram um impacto positivo.

O team leader pode parametrizar quais as acções que estão disponíveis para reconhecimento. Esta aplicação promove assim uma «behavior change», alinhada com a visão, missão e cultura da empresa ou equipa.

A necessidade da criação da aplicação surgiu dentro da equipa da agência comOn, que conta já com 40 colaboradores.

Apesar de existir uma excelente cultura de empresa, criatividade e inovação, sentíamos que podíamos estimular ainda mais alguns comportamentos (como por exemplo a partilha constante de conhecimento ou uma maior focus na eficiência).

Como a experiência correu muito bem internamente, achámos que a devíamos partilhar e assim surgiu o Tap My Back com ambições globais.

Porque estamos em fase de public beta, estamos disponíveis para oferecer tempo de experimentação de contas Premium a todos os early adopters. Basta criar conta em tapmyback.com e depois enviar um email para hello@tapmyback.com.


Comentários