Uma espécie de definição de empreedendorismo.


Por: Fernando Moreira Há 5 anos, 3 meses atrás

Faço amanhã. Nem sei se consigo fazer. Está difícil. É a crise. A culpa é do governo. É sempre a mesma coisa. Deixa para o ano. Está difícil. A culpa é dele. Ninguém faz nada. É a crise. É a crise. É a crise.

Vamos acabar com estes comentários por favor. O mundo mudou.

Hoje, mais do que nunca, temos de aceitar que o mundo que nos rodeia já não é o mesmo que há dois anos atrás, ou até mesmo há um dia atrás. Todos os dias mudamos o mundo massivamente com novas ideias, novos erros, novas implementações, novas modificações.

Se estamos a falar de empreendedorismo há que fazer. Para mim, empreendedorismo é fazer. Acabaram as desculpas, porque todas as frases que mencionei acima conseguem resolver-se com cada um de nós a fazer. Pelo dicionário Priberam(R) a palavra fazer tem, nada mais nada menos, do que 40 significados, tais como: realizar, agir, fabricar, compor, construir, concluir, tentar, dar uso ou destino, mudar para, passar a ser, etc. Imensos e todos com significados com enorme potencial, isto é, com estas acções podemos mudar o mundo.

Excerto do filme: "Boondock Saints 2 - All Saints Day"

Para mim existem duas palavras que significam ações que me ardem o coração e que me fazem ser o que sou hoje. São elas construir e tentar. Construir é uma coisa fantástica, que faz com que tudo o que façamos para aquela construção seja belo e absolutamente brutal. Vamos estar absolutamente dedicados e apaixonados por aquilo que estamos a fazer porque é um sonho, um desafio, um teste a nós mesmos. Já tentar é a ação mais poderosa que conheço. Sonhem, Sonhem, pensem, Sonhem, idealizem, Sonhem e tentem! Podem perguntar: “Não são desafios demasiado aliciantes?” Sim são! Mas só depende de nós! As grandes vidas, vivem-se com grandes sonhos. Porque mais vale sonhar e tentar, do que ser um coitadinho a vida toda.  

Escrito por: 

Fernando Moreira, 25 anos, a viver o seu sonho a ajudar empreendedores a criarem startups para o mercado internacional na aceleradora Fábrica de Startups. Fundador de vários projetos como Vontade Singular, Singular Factory, Silicon Douro, OnStok, Ativo, FexLab, Singular Entrepreneurs, Brand New, Aves Canal, Update, Cuk, Bu^2. Está também envolvido no Startup Genome, Startup Stay, Lisbon Startup Coffee e Nova Web.

E-mail: fernandojcmoreira@gmail.com | http://fernandomoreira.me


Comentários