Zizabi - Startup da Semana


Por: Daniel Araújo Há 3 anos, 9 meses atrás

A Zizabi, uma startup que te ajuda a decidir onde viver, lançou recentemente uma nova versão do seu site com imóveis e ainda mais detalhes sobre preços por zona, indicação das melhores escolas e artigos sobre a qualidade de vida de todas as zonas de Lisboa e Porto. Aproveitámos o lançamento para ficar a conhecer melhor projecto!


Antes de mais, como é que definem a Zizabi?

A escolha de um lugar para viver representa uma das decisões mais importantes da nossa vida e ninguém gosta da sensação de poder fazer uma escolha baseada em pressupostos errados ou incompletos.
O princípio do Zizabi (www.zizabi.com) é de que uma casa é muito mais do que quatro paredes, pelo que nos propomos fornecer ao utilizador, de forma completamente gratuita, uma visão contextualizada da área envolvente, providenciando informação sobre a segurança do local, as melhores escolas, os espaços verdes, entre outros factores que não se encontram facilmente acessíveis às pessoas.
O Zizabi vem democratizar a acesso a toda esta informação - de fontes credíveis como o INE, o Ministério da Justiça ou da Educação -, numa única plataforma, a qual também agrega casas e informação sobre os preços em cada zona do país.
De forma muito resumida, e em forma de elevator pitch, podemos dizer que com o Zizabi as pessoas podem encontrar a melhor casa, no melhor local ao melhor preço.


Como é que surgiu o conceito? Quem é a equipa hoje?

O Zizabi surgiu com o objectivo de facultar ao cidadão comum o acesso a toda a informação relevante ao processo de escolha de uma casa, de forma a que cada pessoa possa efectivamente escolher a melhor zona para viver.
Nós próprios já tínhamos sentido essa dor quando procurámos casa e fomos confrontados com informação muito incompleta nos portais imobiliários existentes (normalmente eram apresentadas apenas as fotografias da casa e nada mais).
Assim, o Zizabi nasceu há cerca de 2 anos na cidade do Porto com pessoas essencialmente com duas skills muito importantes: a experiência no mercado imobiliário e nas tecnologias de informação.

O que diferencia a Zizabi de outros produtos semelhantes?

Ao construir o Zizabi, sentimos que os portais imobiliários (com uma localização genérica e as fotografias das casas) não eram suficientes para alguém escolher uma zona para viver alinhada com as suas necessidades. Quando nos mudamos para outro local, tentamos procurar, por nós próprios ou através de amigos ou conhecidos, informações sobre se uma determinada zona é boa para viver. Agora toda essa informação está no Zizabi.
Além disso, o utilizador tem acesso, devido aos nossos algoritmos, a um heatmap (mapa de cores) com os preços das casas e respectiva variação, por zona. Com essa informação, o utilizador pode encontrar casas com as mesmas condições do que pretende e numa zona igualmente agradável, mas por um preço inferior.
Actualmente, não existe nenhum portal no mercado que nos permita avaliar on-line e gratuitamente o preço real de mercado da casa em que vivemos ou em que pensamos viver, o que pode prevenir uma transacção danosa para o utilizador, se esta for acima do preço praticado de mercado. No Zizabi damos instantaneamente uma estimativa do preço justo ao utilizador sem qualquer custo, o que também cremos ser uma mais-valia.

Qual o vosso Modelo de Negócio? Como medem o vosso potencial de mercado?

O nosso modelo de negócio passa por desenvolver soluções para particulares e profissionais no sector imobiliário, para que possamos contribuir ainda mais para revolucionar a forma como é efectuada a venda ou o arrendamento de uma casa.No entanto, neste momento, estamos concentrados em criar um portal em que uma larga comunidade de utilizadores veja claramente uma mais-valia e para isso queremos obter o máximo feedback dos muitos que nos visitam diariamente.



Qual é o estado actual da Zizabi?(Procuram beta-testers, ainda em desenvolvimento, etc)

O Zizabi está ainda em fase beta, pelo que aceitamos e agradecemos todas as sugestões de melhoria que nos possam dar. Deixamos inclusivamente o repto aos nossos utilizadores para que usem e abusem do Zizabi e para que, no final, nos enviem as respectivas conclusões para que possamos sempre melhorar.Este é um projecto em franco crescimento e do qual estamos a receber reacções fantásticas das pessoas. Desde que fomos capa do jornal I e notícia na RTP temos recebido dezenas de contactos, mas temos tentado e vamos continuar a tentar que nenhum fique sem resposta.


Como é que vocês têm atraído potenciais clientes? Sentem que vocês estão a mostrar às pessoas um problema que não sabiam que tinham, ou por outro lado, era uma necessidade já latente que vocês estão a responder?

Claramente as pessoas já sabiam que tinham este problema. Simplesmente talvez nunca tenham pensado conseguir resolvê-lo de forma tão simples e fácil como com o Zizabi.
Nesse sentido, não temos tido muito dificuldade em explicar o conceito e isso tem um reflexo directo nas visitas que temos tido no portal. As pessoas usam e mais tarde voltam, o que é muito positivo.

Quais são as principais funcionalidades que irão ser implementadas na Zizabi nos futuro próximo?

Os próximos passos do Zizabi correspondem a criar uma comunidade e dar voz ao utilizador sobre os mais diferentes temas, de modo a complementar a informação já existente com as suas vivências e diferentes perspectivas.
Gostaríamos ainda de referir o futuro desenvolvimento de soluções empresariais que visam facilitar a interacção dos utilizadores com os agentes imobiliários.
Pretendemos também continuar a desenvolver algoritmos e processos que ajudem ainda mais o utilizador no processo de aquisição de uma casa.


Têm algum conselho para os que estão agora a começar a pensar abrir uma Start-up?

O mundo do empreendedorismo talvez não tenha tanto glamour como às vezes se possa pensar. Significa muito trabalho, luta diária e muita perseverança, pelo que o conselho, in a nutshell, é para acreditarem sempre que é possível mudar o “vosso” mundo.


Comentários