Zynga ou Yahoo - A importância da estratégia de RH


Por: Maria João Simões Há 4 anos, 2 meses atrás

Em Julho de 2013, a Zynga comunicou o layoff de 520 colaboradores, afectando 18% do seu capital humano. A verdade é que não recebia pedidos de batatas ou couves para as quintas virtuais de amigos há bastante tempo, mas associei a uma eventual mudança de hobbies (esmagar doces?).

Mas afinal o que falhou na Zynga?

Marisa Mayer, CEO da Yahoo, quando anunciou a compra do Tumblr (usando a sua própria conta) afirma, sem margem para dúvidas, que a startup iria permanecer fiel a si própria, mantendo o mesmo CEO, missão, equipa e natural irreverência. Porque o terá feito?

Apesar de não ser uma temática favorita entre inovadores, a verdade é que qualquer startup precisa ter em consideração o seu capital humano (o mais valioso?). É essencial reflectir sobre o tipo de pessoas necessárias, quais se adequam aos objectivos, como as manter e cativar.

Ter uma estratégia de Recursos Humanos em mente é criar uma cultura de sucesso, permitindo evitar erros que em fases embrionárias podem determinar o sucesso/insucesso de uma startup.

Quando o número de recrutamentos é tão pequeno, qualquer decisão é essencial para o bem-estar da startup. Não só é importante escolher a pessoa certa, como também reduzir ao máximo o seu tempo de adaptação.

Pensar desde cedo nestas questões possibilita consolidar a cultura da startup, estruturar projectos, criar o elemento diferenciador, e desta forma, facilita também o acesso ao financiamento.

Estejam atentos a futuros artigos na Novaweb!


Comentários