Quem é o proprietário do WordPress e como o WordPress ganha dinheiro?

Sempre houve confusão entre os novatos sobre quem é o proprietário do WordPress?

É um pouco irreal pensar que algo pode ser 100% gratuito. Se já se perguntou quem é o dono do WordPress e como o WordPress ganha dinheiro, então veio ao lugar certo. Neste guia para iniciantes, responderemos a essas perguntas comuns e explicaremos como isso afeta os direitos de propriedade do seu site WordPress e do conteúdo do blog.

Entenda as diferenças entre WordPress.com e WordPress.org

Antes de responder à pergunta sobre propriedade do WordPress, é importante que entenda de que WordPress está falando?.

A principal causa de confusão é que muitas vezes as pessoas não sabem que o WordPress.com e o WordPress.org são dois produtos fundamentalmente diferentes, com proprietários diferentes.

WordPress.org é o popular sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) de que sempre ouve falar. Este é o verdadeiro WordPress e é 100% gratuito. É frequentemente referido como WordPress auto-hospedado. Quando ouve coisas como você pode construir qualquer tipo de site no WordPress com plug-ins e temas personalizados, é sobre isso que as pessoas do WordPress estão falando.

WordPress.com é um serviço de hospedagem na web que oferece uma versão simplificada do WordPress para blogar facilmente. Você não obtém todas as vantagens do WordPress, como plug-ins, temas personalizados, etc.

Para manter este artigo focado, não iremos comparar os recursos dos dois. Você pode ler mais sobre isso em nosso gráfico WordPress.com x WordPress.org.

Entender a diferença entre os dois é essencial para entender a propriedade e os modelos de negócios por trás dos dois produtos.

Quem é o proprietário do WordPress.org e do popular software WordPress?

WordPress é um software com código aberto. Isso significa que qualquer pessoa pode ver o código e contribuir com o software para melhorá-lo. São as contribuições de milhares de pessoas independentes em todo o mundo que tornaram o WordPress o que é hoje.

O WordPress está sob a licença GPL e é importante que entenda os benefícios da licença GPL, pois ela o ajudará a entender melhor a propriedade.

Resumiremos a GPL em três vantagens principais:

  • pode usar o WordPress como quiser, sem quaisquer restrições.
  • pode personalizar, adicionar ou remover qualquer coisa que não goste no WordPress sem quaisquer restrições.
  • pode reembalar, renomear, vender e distribuir o WordPress sem quaisquer restrições, exceto que também é lançado sob a GPL.

A última parte geralmente impressiona as pessoas. Sim, pode realmente pegar o WordPress, mudar o logotipo e o nome e começar a vendê-lo (100% legal).

Em outras palavras, a base de código do WordPress pertence à comunidade. Os milhares de pessoas que contribuíram para este projeto sem fins lucrativos o fizeram sem qualquer compensação direta. Explicaremos isso com mais detalhes na seção de modelo de negócios deste artigo.

 

Resumo: Qualquer site que criar usando o software WordPress auto-hospedado é 100% teu. O conteúdo que envia para esses sites também é 100% teu.

A marca WordPress e o domínio WordPress.org são propriedade da WordPress Foundation, uma organização sem fins lucrativos 501 (c) (3), cujo único objetivo é garantir que o WordPress esteja disponível, mantido e desenvolvido gratuitamente.

 

Quem é o proprietário do WordPress.com

WordPress.com é propriedade de uma empresa privada chamada Automattic.

Precisa entender um pouco da história do projeto WordPress de código aberto para entender as contribuições da Automattic e as razões pelas quais estão recebendo um tratamento favorável, como a capacidade de usar a marca WordPress e o cobiçado domínio WordPress. Com como parte de seu produto pago. .

A Automattic foi fundada pelo cofundador do software WordPress de código aberto, Matt Mullenweg.

Matt criou a Automattic em 2005, quase dois anos depois do WordPress, com o objetivo principal de tornar a hospedagem do WordPress mais fácil e permitir que pessoas com pouco conhecimento técnico fizessem um blog com o WordPress.

Como a plataforma WordPress.com era baseada no software WordPress de código aberto, a Automattic tinha interesse no desenvolvimento de software WordPress gratuito.

Vários dos primeiros funcionários da Automattic contribuíram para os desenvolvedores do WordPress antes da empresa, então nem é preciso dizer que o interesse financeiro pessoal não foi a única razão pela qual a Automattic investiu no WordPress.

Como o projeto de código aberto não rendeu muito dinheiro no início, Matt primeiro registrou a marca WordPress por meio da Automattic.

Conforme o WordPress cresceu em popularidade, a Automattic doou a marca WordPress para a WordPress Foundation em 2010 para garantir a sustentabilidade de longo prazo do projeto sem fins lucrativos.

É importante observar que Matt Mullenweg é o CEO da Automattic e também faz parte do conselho da fundação WordPress.

 

Modelo de negócios automático vs modelo de negócios WordPress

O modelo de negócios da Automattic é vender serviços relacionados ao WordPress, como hospedagem, backup e muito mais, então não vamos gastar muito tempo com isso.

Resumindo, a Automattic ganha dinheiro no WordPress.com com a venda de anúncios em seus sites gratuitos. Se optar por pagar pelos planos de hospedagem, receberá atualizações premium adicionais, como a capacidade de ocultar anúncios, adquirir domínios, espaço em disco adicional, temas comerciais e muito mais.

Nosso objetivo nesta seção é explicar o modelo de negócios por trás do software WordPress de código aberto e responder a perguntas comuns, como como os desenvolvedores WordPress ganham dinheiro se contribuírem voluntariamente para um projeto gratuito sem fins lucrativos.

 

Por que os desenvolvedores contribuem para o WordPress se não são pagos?

Embora possa haver razões altruístas, vamos nos concentrar nas duas principais razões monetárias:

  • Eles vendem produtos ou serviços WordPress (plug-ins personalizados, temas, desenvolvimento web, consultoria, etc.)
  • Eles trabalham para uma empresa que vende produtos ou serviços WordPress.

Em outras palavras, eles ganham dinheiro, mas não são pagos pela fundação WordPress.

À medida que o WordPress ganha em popularidade, o número de empresas que vendem produtos / serviços relacionados ao WordPress aumentou. Isso aumentou o interesse comercial no desenvolvimento de software WordPress de código aberto.

Pense no que a Automattic era capaz de fazer no início, só que agora existem várias empresas que contratam funcionários dedicados que ajudam no desenvolvimento do WordPress porque entendem que à medida que o projeto WordPress cresce, aumentam também as oportunidades de receita.

Então, onde fica a base do WordPress na imagem?

A fundação WordPress é uma organização sem fins lucrativos, portanto, sua principal fonte de receita vem de doações.

Essas doações são feitas por pessoas como você e também por empresas que usam o WordPress para ganhar dinheiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You May Also Like